Renda fixa

 

Renda fixa é o investimento ideal para quem procura segurança na hora de investir seu dinheiro com estabilidade e também fazer sua reserva.

Para investir em renda fixa não é necessário ter muito dinheiro não! Com pouco dinheiro você pode começar seu investimento. Esse tipo de investimento é o mais procurado entre os investidores. Assim sendo! Os rendimentos garantem segurança e estabilidade aos seus investimentos.

Quem ainda não tem uma reserva de emergência. É primordial! Que este tipo de investimento seja o primeiro a ser negociado. Portanto, sendo este fixo, tem uma previsibilidade do seu rendimento. Porque, será medido pelo índice ao qual o investimento está fixado. Podendo ser: a taxa SELIC, o CDI, o IPCA, TR, ou outro.

Geralmente o índice usado como referência é o CDI. No entanto, em alguns investimentos são anexados a taxa SELIC, onde a rentabilidade ainda está atrativa aqui no Brasil em 2024. Como está com uma lucratividade boa, o número de investidores é bastante alto, porque é justamente isso que os investidores buscam, um bom lucro, segurança e estabilidade em um investimento. Desse modo, um iniciante no mercado de investimentos, deve buscar conhecimento nesse mercado, pois, tendo muitos ativos com riscos e objetivos variados e, com conhecimentos, será bem mais lucrativo você investir em um ativo onde haverá uma boa rentabilidade.

Sabendo que na renda fixa a rentabilidade é previsível. Para quem é principiante, esse tipo de ativo passa uma confiança. Onde, cada vez mais sentirá segurança no momento de investir. É preciso conhecer o perfil do investidor! Que é recomendado. Essa categoria de renda fixa tem vários tipos de ativos. Aqui temos os seguintes ativos:

CDB;

Tesouro direto;

Letra de câmbio;

Debêntures;

LCI e LCA;

CRI / CRA

Como funcionam esses investimentos? Por que são tão seguros? O investidor saberá a taxa do rendimento e o prazo do vencimento. Esse investimento é um “empréstimo” do seu dinheiro ao emissor! O qual, o investidor receberá uma rentabilidade fixa, sendo esta, definida na hora da compra desse ativo. Apesar de ser renda fixa! Poderá haver! Alguma variação dependendo do ativo. Como por exemplo: Título com liquidez só no vencimento! Se caso for resgatado com antecedência! Haverá uma redução no rendimento. De maneira geral, como citado anteriormente, utiliza-se os seguintes indicadores para a renda fixa: CDI, taxa SELIC, IPCA e a TR.

 

O que é o CDI?

Significa “Certificado de Depósito Interbancário”. O CDI acompanha a taxa básica de juros, onde, o investidor deve investir com um retorno de no mínimo 100% do CDI, mas, se houver cobrança de imposto e dependendo do investimento, poderá o ativo render menos que 100% do CDI. Por isso, deve-se analisar o ativo para que a aplicação seja, lucrativa e o investimento seja o mais rentável possível.

 

O que é Taxa SELIC?

É a taxa básica de juros da economia Brasileira, sendo outro índice bastante usado na renda fixa. No qual, a cada 45 dias há uma reunião para se definir se essa taxa sobe, permanece ou cai. Qual orgão elabora essa taxa? Essa taxa é elaborada! Pelo (COPOM) que significa, Comitê de Política Monetária, que pertence ao banco central! sendo essa, usada para remunerar os investidores! Que negociam títulos públicos. Assim! O investidor que aplica seu dinheiro no tesouro SELIC, que é uma renda fixa! E sua referência é a taxa SELIC. Terá, com efeito! Um rendimento seguro com quase 100% do CDI, tendo a sua liquidez diária! Podendo ser resgatado a qualquer momento. Afinal! a qualquer momento pode surgir um imprevisto.

 

O que é o tesouro IPCA+ ?

É um investimento que rende mais que o CDI. Contudo! Investindo nesse ativo, em suma, haverá mais riscos que o CDI. Com efeito, se negociado antes do prazo e o momento não for bom para a venda. O investidor poderá não ter um bom rendimento. O índice desse ativo é o IPCA, que pode render mais que o tesouro direto. O IPCA mede a inflação oficial do país sendo! A referência de alguns investimentos, é um índice importantíssimo aqui no Brasil.

 

O que é o TR?

É a Taxa Referencial. Que é analizada pelo Banco Central do Brasil! Sendo, utilizada como referência na economia para controlar a inflação no Brasil. Visto que! É mais usada em reajuste de aplicações financeiras. As taxas dos CDBs é que se considera para fazer cálculos usando 30 instituições financeiras com CDBs pré-fixados.

Para investir na renda fixa é preciso analisar qual ativo é melhor para alcançar seus objetivos, que, consequentemente, alcance o sucesso! Conhece Criptomoedas?

1 comentário em “Renda fixa”

  1. Pingback:   Renda Variável - Planejar o futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima