Mudar de mentalidade

 

É preciso mudar de mentalidade para se ter um futuro próspero. Há aproximadamente dois anos atrás esse assunto era desconhecido para mim pois,   não tinha nenhum interesse. Sempre trabalhei em busca de honrar meus compromissos e quando dava ia em lugares de lazer com minha família. Sem ter planejamento algum para o futuro. Em um determinado dia uma pessoa veio me falar sobre um livro chamado Pai Rico e Pai Pobre e fiquei curioso sobre esse livro.  Comecei a pesquisar na internet sobre o mesmo, descobri que no Youtube tinha um audiobook do livro Pai Rico, Pai Pobre e comecei a ouvir o áudio e me despertou o desejo de mudar de vida.  percebi que as coisas que fazia não iria alugar nenhum. Se continuasse naquela rotina, então me aprofundei no assunto, fui buscar conhecimento.

Encontrando o caminho

Cada dia mais eu tinha certeza que estava no caminho certo. Pois, fixei a idéia que queria mudar de vida. No livro Pai Rico, Pai Pobre descobri o que era bens ativos, bens passivos, renda fixa, renda variável, renda ativa e renda passiva de um jeito simples que eu jamais imaginei. Foi quando eu entendi que eu só comprava bens passivos ou seja, que tirava dinheiro do meu bolso e não comprava bens ativos que seria o que coloca dinheiro. Não invista nada sem ter conhecimento, nem em renda fixa que é um tipo de renda que se tem uma previsibilidade de quanto vai render e nem na renda variável que o nome já diz é uma lucratividade variável ou seja, não se sabe exatamente o que vai render ou se vai render um lucro.

Nesse caso é um mercado que só se pode investir se tiver um bom conhecimento. Descobri também sobre renda ativa que é a renda adquirida através do trabalho ou seja, há um esforço da pessoa. Já renda passiva é a renda onde você investe e o seu dinheiro vai trabalhar pra você, nesse caso a pessoa apenas vai monitorar o investimento para que o mesmo sempre entregue uma boa lucratividade.

Buscando mais conhecimento

Nesse período de descoberta encontrei dois amigos que já investiam na bolsa de valores, fiquei muito curioso sobre as ações, CDB, tesouro direto, fundos imobiliários… Fiz muitos questionamentos a esses amigos e fui buscar mais conhecimento sobre a bolsa de valores depois de mais de um ano estudando sobre esses ativos comecei a fazer meus investimentos.

O meu primeiro investimento foi em um imóvel para alugar. Foi um ativo que eu adquiri que me deu mais segurança na hora de investir ter uma boa renda, porém é um ativo que não tem boa liquidez como por exemplo: Se eu quiser vender agora ou amanhã possa ser que não tenha um comprador para esse imóvel ser negociado em um preço justo. Mas pode-se adquirir vários imóveis através dos fundos imobiliários e com um investimento baixo pode-se negociar.

Atualmente tem ativos com um valor abaixo de dez reais e já se começa a receber os dividendos proporcional a quantidade de cotas adquirida desse ativo. Todos os meses, entra os dividendos na conta da corretora a qual o investidor escolheu para abrir a conta. Existe muitas corretoras que não cobram taxas, já tem outras que cobram. Cabe ao investidor estudar e escolher qual é a melhor para abrir a conta, para negociar na bolsa de valores, tem que ser por uma corretora.

Pequenos investimentos

Eu comecei a investir na bolsa de valores fazendo pequenos investimentos para aos poucos pegar confiança. Primeiro fiz aporte em fundos imobiliários onde no mês seguinte recebi alguns centavos e fiquei muito feliz. Só tinha negociado poucas cotas de um fundo imobiliário, no mês seguinte comprei mais, e não parei de investir os dividendos que eu recebo, sempre compro novas cotas e faço o dinheiro trabalhar para mim. Hoje já invisto em ações sendo esses ativos mais lucrativos e também mais arriscado.

Tendo o investidor que saber qual ação negociar se está em um bom preço para se adquirida, se paga um bom dividendo, se terá um crescimento… Só se sabe dessas informações se estudar para saber em qual ativo deve entrar. Também estou investindo aos poucos em criptomoedas, esses ativos são muito promissores porém, é um mercado bastante volátil. Não se deve investir em renda variável sem ter conhecimento nesse mercado. Agora conta aí você já investe? Se não investe ainda porque?

2 comentários em “Mudar de mentalidade”

  1. Pingback: Tenha a Mentalidade de Milionário - Planejar o futuro

  2. Pingback: Deixar de Ser Pobre - Planejar o futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima