Renda Variável

O que é renda variável? Como o próprio nome já diz, ela varia, ou seja, não tem como saber com antecedência a lucratividade ou a perda. Sabendo investir em bons ativos as chances de obter uma boa lucratividade se torna muito maior. Em contrapartida, investindo em um ativo não tão bom as possibilidades de ter perdas são grandes, e só existe uma maneira de fazer um bom investimento, que é conhecendo os ativos que se investe, nesse caso, estudando todos os ativos que se pretende investir. Na renda variável existem alguns ativos como ações, fundos imobiliários, Criptomoedas… Esses ativos são encontrados na bolsa de valores onde são negociados, no caso das criptomoedas ainda não são todas as criptomoedas, que se é negociadas na bolsa de valores, no momento só o Bitcoin é negociado na Bolsa de valores.

Oque são ações?

As ações são ativos podendo ser compradas pequenas partes de empresas onde o investidor se torna sócio, negociando cotas dessas empresas. Com a lucratividade que essas empresas geram, o sócio investidor receberá uma porcentagem desse lucro de acordo com a quantidade de cotas que o mesmo tem adquirido dessa empresa. Essa lucratividade recebida pelo investidor é conhecida como dividendos ou proventos no mundo dos investimentos.

Além dos dividendos ou proventos, outra forma de lucratividade nas ações são as valorizações que esses ativos podem gerar, isso pode acontecer a curto, médio e longo prazo, pois, como mencionado, é variável. Cada empresa tem seu próprio projeto de distribuição em dividendos. Cabe ao investidor estudar qual melhor empresa se enquadra na sua carteira para que gere uma maior lucratividade, fazendo que seu patrimônio cresça mais. Com um conhecimento qualificado nas ações o investidor saberá adquirir ativos que irão pagar bons dividendos. Ao mesmo tempo que irá se valorizar consequentemente, fazendo seu patrimônio crescer mais rápido e com consistência. As ações geralmente não pagam dividendos todos os meses, lembrando que há exceções pois, tem ações que costuma pagar todos os meses, comohttps://planejarofuturo.com/2024/04/07/renda-fixa/ já citado antes, cada empresa tem seu projeto de distribuição de dividendos.

Fundos Imobiliários

Já nos fundos imobiliários o investidor adquire cotas de tijolo ou de papéis. No caso de fundos imobiliários de tijolos o investidor está adquirindo pequenas partes de imóveis e nos fundos imobiliários de papéis. O investidor está adquirindo cotas de fundos que detém vários títulos de renda fixa relacionados ao mercado imobiliário.

Já nos dividendos dos fundos imobiliário em relação as ações tem um diferencial pois os fundos imobiliários pagam dividendos todos os meses sendo distribuídos aos investidores 95% da lucratividade. Geralmente, os fundos imobiliários de tijolos pagam um dividendo menor do que os fundos imobiliários de papel. A diferença está na valorização dos fundos imobiliários de tijolo que em curto, médio e longo prazo tendem a se valorizar além de ter uma certa segurança em comparação nos fundos imobiliários de papel pois, não se tem uma garantia de quitação dos débitos de terceiros. Por sua vez, os dividendos dos fundos imobiliários de papel  são maiores já que sua valorização a curto, médio e longo prazo é muito baixa. Sendo assim, esse fundo paga um dividendo melhor atraindo mais investidores. Mais sempre lembrando não invista em ações e fundos imobiliários sem antes ter conhecimento.

Criptomoedas

Outro investimento de renda variável são as criptomoedas esses ativos estão ganhando cada dia mais investidores, mas com uma volatilidade muito grande é um mercado muito arriscado pra quem não tem conhecimento ou tem pouco conhecimento nesse ativo, é bom ressaltar que nesse mercado, o investidor tem que buscar estudar muito bem esses ativos, para obter uma boa lucratividade. É sempre bom conhecer o perfil investidor antes de investir em renda variável e renda fixa, você conhece?

4 comentários em “  Renda Variável”

  1. Pingback: Despertando o Interesse Financeiro - Planejar o futuro

  2. Pingback: Renda extra - Planejar o futuro

  3. Pingback: Mercado em queda como manter o controle? - Planejar o futuro

  4. Pingback: Finanças pessoais - Planejar o futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima